Implantes Dentais
Quais as Vantagens e Desvantagens do Implante Dental?
- Os implantes dentários reduzem a pressão exercida nos dentes adjacentes e estruturas orais restantes porque oferecem um suporte independente e retenção para coroas, pontes e sobredentaduras.
- Os implantes dentários preservam a camada natural do dente ao evitar que os dentes adjacentes tenham que ser lixados (gastos) como é necessário para a colocação de uma ponte fixa.
- Os implantes dentários preservam o osso e reduzem de forma significativa a absorção e deterioração óssea que resulta na perda da altura da mandíbula.
- Os implantes dentários reduzem a necessidade de intervenções futuras para restaurações de dentes adjacentes.
- As informações referentes aos implantes dentários em longo prazo sugerem que os implantes duram muito mais tempo do que restaurações comuns nos dentes naturais.
- As dentaduras soltas podem ser trocadas por sobredentaduras com um melhor suporte, estabilidade e retenção.
- As sobredentaduras ajudam a controlar e a melhorar os contornos faciais, de forma a evitar rugas prematuras.
- As sobredentaduras sobre implantes permitem uma melhor mastigação dos alimentos e uma dicção mais clara. Muitos estudos mostram que as sobredentaduras contribuem para uma melhor eficiência da mastigação e da fala, se comparadas às dentaduras completas.
Hoje, fazer a reabilitação oral com implantes dentários é a melhor opção?
A falta de dentes pode me prejudicar?
Sim. A falta de um ou mais dentes leva a todo um desequilíbrio da mordida e da musculatura das regiões vizinhas, causando uma perda estética, com aspecto de envelhecimento, e principalmente causam problemas de mastigação e dores na região da articulação dos maxilares.
Como saber se eu sou um candidato para tratamento com implante?
Sou fumante, posso colocar implante?
Posso sofrer rejeição do implante dentário?
Diabético pode colocar implantes?
Posso fazer a prótese definitiva do implante no mesmo dia da cirurgia?
Sim, em determinados casos. Trata-se do implante de carga imediata. Nestas situações as condições são favoráveis para a instalação da prótese, que é confeccionada no mesmo dia da cirurgia.
O implante só é colocado após ter perdido o dente?
Não. Há situações que o dente é extraído e em seguida já é colocado o implante. Como em casos de fratura da raiz, em que o dente está comprometido. Além disso, o dentista pode também optar por extrair dentes que estão com mobilidade devido à doença periodontal, e em uma segunda etapa realizar o implante.
Quanto tempo dura um implante dental?
Como devo cuidar dos meus implantes?
Qual a taxa de sucesso do tratamento com implante dental?
Há diversos fatores que influenciam o resultado final da cirurgia de implante, porém, quando feito em condições favoráveis, o sucesso no procedimento ocorre entre 95% e 98% dos casos.
Qual a origem do Implante Dental?
Qual o material da prótese?
Clareamento Dental
Quais os tipos de clareamento dental disponíveis?
Clareamento à laser:
Deve ser realizado exclusivamente no consultório pelo profissional, pois o produto usado tem concentração maior de peroxido de hidrogênio ou carbamida na medida de 35%, e é usado sob cuidados especiais do doutor e é ativado pelo laser de clareamento. Conduz a um clareamento dental bastante eficiente que é notado logo após o termino da sessão.
Clareamento doméstico ou externo com moldeiras de silicone:
Este tipo de clareamento dental é indicado ao paciente que prefere fazer o clareamento dental fora do consultório odontológico, o paciente vai até o consultório no qual é realizado a moldagem previa pelo odontólogo e a confecção de moldeiras de silicone , no qual o mesmo será orientado quanto ao clareamento e receberá 1 kit de uso pessoal, este produto possui concentração baixa de peroxido pois o mesmo entra em contato com tecidos moles da boca, como gengiva, bochecha e língua, o resultado é observado após 2 semanas de uso do produto.
Clareamento em dente não vital ou já feito canal - dente cinza ou escuro:
Clareamento realizado por profissional no consultório no qual coloca 1 produto interno ao dente que esta escurecido, geralmente feito canal, e o dente vai clareando de dentro para fora, num prazo de 2 semanas.
Quanto a sensibilidade, meus dentes ficarão muito sensíveis após clareados??
O Clareamento Dental pode ser realizado por qualquer pessoa?
Sim, o clareamento dental pode ser realizado para clarear dentes hígidos, perfeitos, sem nenhuma restauração em resina composta e também em dentes com pequenas restaurações estéticas em resina composta. Porém os géis clareadores não exercem nenhum efeito sobre as resinas ou porcelanas. As únicas contraindicações para o clareamento são para gestantes e pacientes com doenças gengivais, cárie ou qualquer outra patologia bucal.
Posso fazer o clareamento sem consultar o dentista?
Quais são as técnicas disponíveis para clarear os dentes?
- Em consultório: mínimo de duas a três sessões de 60 minutos cada (para manchas genéticas), com géis clareadores à base de peróxido de hidrogênio a 35%, ativados ou não por Laser ou Led.
- Em casa através do uso de uma moldeira pré fabricada na qual o cliente coloca um gel clareador à base de peróxido de carbamida (nas concentrações de 10, 15 ou 20%), por um período mínimo de 14 dias ou noites, dependendo do grau de manchamento dos dentes.
- Associação das duas técnicas acima citadas, com uma sessão em consultório + 7 a 10 dias usando moldeira + gel à base de peróxido de carbamida. Das 3 técnicas citadas, esta é a que apresenta os melhores resultados pois envolve o acompanhamento do profissional e os recursos necessários para bons resultados.
Posso clarear os dentes que tenham coloração castanho-acinzentada?
Ocorre algum dano às gengivas com o uso de gel de clareamento?
O clareamento dental provoca enfraquecimento dos dentes?
Os géis clareadores danificam e/ou modificam a cor das restaurações de resina e coroas de porcelana?
A partir de que idade pode ser feito o clareamento?
Quais recomendações devemos seguir durante o tratamento de clareamento dental. Posso tomar Coca-Cola ou tomar café?
- Não fumar;
- Não tomar café, vinho tinto, suco de uva, chás escuros, refrigerantes à base de cola (Coca/ Pepsi);
- Não bochechar com soluções coloridas à base de álcool e clorexidina;
- Não ingerir alimentos com pigmentos fortes como o açaí, molho de tomate, a beterraba, etc.
- Informar o dentista caso haja sensibilidade dental ou gengival;
Quais os efeitos colaterais do clareamento dental? Ocorre muita sensibilidade com frio?
Quanto tempo dura um clareamento dos dentes? Os dentes escurecem depois de um tempo?
Comentário:
A mudança de habito e muito importante, devemos nos organizar melhor, deixar um tempo livre para cuidar, dedicarmos a nós mesmos, um lazer, um esporte, uma caminhada, alimentação balanceada, sem stress e sem vícios. Isso também é saúde não devemos procurar um profissional de saúde apenas quando houver um sinal e/ou sintoma de uma doença, para ser diagnosticado e promover a cura, ainda podendo após restar alguma sequela/a prevenção está em primeiro lugar, saúde é prevenir, cuidar, manter-se integro, ser feliz e amar a si próprio.
Grande abraço
Dr. Plinio Andrade Boer